sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Procissão - Sr.dos Passos - Atalaia - Pinhel


Atalaia – Pinhel é uma aldeia está numa serra; uma aldeia muito bonita.
      Festa dos Passos - Realiza-se no Domingo de Ramos, em Atalaia-Pinhel.
O sexto Domingo da Quaresma, o que antecede o Domingo de Páscoa, denomina-se na religião católica “Domingo de Ramos” e marca o início da Semana Santa. O dia é assinalado para fazer a Procissão do Senhor dos Passos, sendo a de Atalaia. No sábado à noite, dia anterior ao Domingo de Ramos, logo depois da ceia, há uma procissão para levar para o calvário a imagem de Cristo crucificado que no dia seguinte há-de figurar na representação do Gólgota. Homens e rapazitos, com paus encimados por lanternas, precedem a cruz e o esquife onde o Senhor Morto. Atrás, uma longa teoria de mulheres, mancha negra só aqui e além cortada por alguma vela de promessa. Casas e caminhos estão profusamente iluminados a cera e azeite. E o efeito da povoação, toda salpicada de luzes, vista de longe, à medida que a procissão avança em direcção ao Calvário.
No Domingo de Ramos, procede-se à bênção dos Ramos, compostos apenas de grandes ramos de oliveiras.
A procissão, que num passo lento vai percorrendo o caminho dos “Passos”. Em cada um deles há uma pequena paragem dá volta a aldeia. E nalguns sai de entre a multidão uma mulher vestida de negro, simbolizando a Verónica e, desenrolando um painel em que vê grosseiramente pintada a face de Cristo, canta em tom plangente uma passagem do salmo.
No largo de Santo António, há uma longa pausa. De novo um sermão – O do Encontro e no meio do sermão, o andor da Senhora das Dores que até aí não veio incorporado na procissão, lentamente se aproxima e segue atrás do Senhor dos Passos novamente em marcha. O ambiente é de luto e de solenidade. Respira-se fé, e impressiona ver sacrifício de mulheres que vão descalças o tempo todo, ou debaixo do andor, de joelhos, deixando pelo percurso longos rastos de sangue.
A Música vai entoando uma marcha fúnebre, muito lenta. E até a noite, pelo caminho que circunda a aldeia, vai seguindo devagar, muito devagar, o longo e triste cortejo.
Na manhã de 2ª feira, porém, bem cedo é preciso acordar. Desobriga colectiva da aldeia, seguida de ofícios pelos mortos, missa cantada, sermão e procissão dos defuntos, o ambiente de funda religiosa que na véspera se viveu, prolonga-se, talvez mais intenso ainda, até que, tudo acaba e retomam as ocupações habituais.São muitos os cânticos religiosos ligados à função do Senhor dos Passos.
Nesta Aldeia; Atalaia – Pinhel quando a Procissão dos Sr. Passos está para sair da igreja acontece fenómenos da natureza. Mau tempo trovoadas, chuvas muito fortes, e muito frio.
Porque é que acontece estas coisas quando sai a procissão do Sr. Passos será algum milagre?????
 Filme - ano  2012

Sem comentários:

Enviar um comentário