domingo, 21 de outubro de 2012

Agricultor leva os animais para a corte - Atalaia - Pinhel

Carroça

Vitela

Vacas no Lameiro

Agricultor está levar os animais para corte

Burra tranporta milho

Burras

palha de centeio

Agricultor está dar de beber as vacas

Vaca està dar de mamar a filha

Agricultor está atirar leite

Leite

Está aldeia dedicava a agricultura, pecuária, pastorícia, olivicultura.
Antigamente as pessoas  das aldeias vivam da agricultura, tinham animais na cortes como "porcos, vacas, galinhas, burros, etc".

Fotos - ano 2012


sábado, 20 de outubro de 2012

Paisagens ano 2012 - Atalaia-Pinhel Guarda


Alminha entre caminhos


Pedras


Fonte Águeda


Pedra


Caminho Antigo


Ponte de Célorico - Ribeira está seca


Fonte de Célorico


Romanio


Videira com Uvas


Videiras


Campo de Abóboras


Paisagens


Calvário


Aldeia - Atalaia - Pinhel

A aldeia da Atalaia - Pinhel está encaixada numa serra e verdejante de contornos pronunciados, junto da ribeira das cabras.
A pureza ambiental, a vivência das suas gentes, casando com o património edificado rupestre, levam-nos a um passado profundo.

Fotos - ano 2012

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Atalaia- Pinhel tem placas novas






Atalaia - Pinhel

Aldeia tem novas placas a dizer o nome das ruas. Quando as pessoas que vivem na aldeia sabem o nome das ruas para não se perderem.



Fotos - ano 2012

Procissão - Sr.dos Passos - Atalaia - Pinhel


Atalaia – Pinhel é uma aldeia está numa serra; uma aldeia muito bonita.
      Festa dos Passos - Realiza-se no Domingo de Ramos, em Atalaia-Pinhel.
O sexto Domingo da Quaresma, o que antecede o Domingo de Páscoa, denomina-se na religião católica “Domingo de Ramos” e marca o início da Semana Santa. O dia é assinalado para fazer a Procissão do Senhor dos Passos, sendo a de Atalaia. No sábado à noite, dia anterior ao Domingo de Ramos, logo depois da ceia, há uma procissão para levar para o calvário a imagem de Cristo crucificado que no dia seguinte há-de figurar na representação do Gólgota. Homens e rapazitos, com paus encimados por lanternas, precedem a cruz e o esquife onde o Senhor Morto. Atrás, uma longa teoria de mulheres, mancha negra só aqui e além cortada por alguma vela de promessa. Casas e caminhos estão profusamente iluminados a cera e azeite. E o efeito da povoação, toda salpicada de luzes, vista de longe, à medida que a procissão avança em direcção ao Calvário.
No Domingo de Ramos, procede-se à bênção dos Ramos, compostos apenas de grandes ramos de oliveiras.
A procissão, que num passo lento vai percorrendo o caminho dos “Passos”. Em cada um deles há uma pequena paragem dá volta a aldeia. E nalguns sai de entre a multidão uma mulher vestida de negro, simbolizando a Verónica e, desenrolando um painel em que vê grosseiramente pintada a face de Cristo, canta em tom plangente uma passagem do salmo.
No largo de Santo António, há uma longa pausa. De novo um sermão – O do Encontro e no meio do sermão, o andor da Senhora das Dores que até aí não veio incorporado na procissão, lentamente se aproxima e segue atrás do Senhor dos Passos novamente em marcha. O ambiente é de luto e de solenidade. Respira-se fé, e impressiona ver sacrifício de mulheres que vão descalças o tempo todo, ou debaixo do andor, de joelhos, deixando pelo percurso longos rastos de sangue.
A Música vai entoando uma marcha fúnebre, muito lenta. E até a noite, pelo caminho que circunda a aldeia, vai seguindo devagar, muito devagar, o longo e triste cortejo.
Na manhã de 2ª feira, porém, bem cedo é preciso acordar. Desobriga colectiva da aldeia, seguida de ofícios pelos mortos, missa cantada, sermão e procissão dos defuntos, o ambiente de funda religiosa que na véspera se viveu, prolonga-se, talvez mais intenso ainda, até que, tudo acaba e retomam as ocupações habituais.São muitos os cânticos religiosos ligados à função do Senhor dos Passos.
Nesta Aldeia; Atalaia – Pinhel quando a Procissão dos Sr. Passos está para sair da igreja acontece fenómenos da natureza. Mau tempo trovoadas, chuvas muito fortes, e muito frio.
Porque é que acontece estas coisas quando sai a procissão do Sr. Passos será algum milagre?????
 Filme - ano  2012

sábado, 26 de maio de 2012

Festa do Sr. Passos - Atalaia - Pinhel

                                                      Igreja Matriz - Atalaia - Pinhel

                                                   Capela de São Pedro
                                                           
                                                              Sr. Esquife


Andores que saem na Procissão- Sr.dos  Passos

Capela de Santo António

Sr. das Dores

Sr. dos Passos

Santa Maria Madalena

São Pedro

Calvàrio - Sr. na Cruz

Rosto de Cristo

Calvàrio - Capela de Sâo Pedro

Procissão - Ida para Igreja

Forno

Festa dos Passos - Realiza-se no Domingo de Ramos, em Atalaia.
O sexto Domingo da Quaresma, o que antecede o Domingo de Páscoa, denomina-se na religião católica “Domingo de Ramos” e marca o início da Semana Santa. O dia é assinalado para fazer a Procissão do Senhor dos Passos, sendo a de Atalaia, uma das mais carismáticas do distrito. A cerimónia é organizada, de dois em dois anos, pela Irmandade de Nosso Senhor dos Passos, considerada uma das Irmandades mais antigas do país.

fotos  - ano 2012

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Aldeia Histórica - Atalaia Pinhel

Aldeia Històrica  - Atalaia - Pinhel

Atalaia, como o nome próprio indica, teria sido no início, um castro lusitano, inserido no forte acastelamento da fronteira beirã.
Erguida no cimo de um monte pedregoso, propicia-nos à contemplação da generosa natureza.
Abunda o granito, guardião eterno e sempre atento de infindáveis mistérios e memórias.
Apazigua-nos o verde e tranquilo dos sobreiros e carvalhos centenários.
Descendo a nascente, encontramos um vale fértil e acolhedor, que abriga com textura a aldeia do Carvalhal, anexa de Atalaia, onde cada pedra conta uma história e onde todas as histórias são de amor.
Obrigado pela atenção dispensada e faça uma visita a Atalaia.

Atalaia situa-se morfologicamente no cimo de uma colina, com uma inclinação a Nascente, muito acentuada, rodeada de campos de diversas culturas e vales frescos e verdejantes de contornos pronunciados.

Filme  - ano 2011

Aldeia Histórica - Atalaia Pinhel

Aldeia  - Atalaia -  Pinhel

Calvário

Capela de Santo António

Capela de São Pedro

Chafariz

Castro

Depósito da água

Escola da Atalaia

Fonte Mendinha

Fonte Ribeiro

Forno

Igreja Matriz - Atalaia

Junta Freguesia

Museu Lagar - Vinho

Lavadouro - Fonte Ribeiro

Museu Ferreiro

Museu Tear

Nossa Sr. Fatima

Picasso - Tirar água

Paragem

Rua Enfeitadas

Telefé

Tronco Ferrador
                                                                        Fonte Nova
A Nascente, mesmo no cume da colina, encontramos as ruínas de uma fortaleza de forma quadrangular, de centos reforçados em delta, para melhor resistir aos frequentes ataques dos inimigos. Nessa altura, os Castelhanos pela proximidade que tinham da fronteira, faziam-lhe visitas frequentes.
Temos também que levar em conta a instabilidade dessa fronteira em demarcação, pois era frequente ser alterado conforme os Castelhanos avançam ou eram repelidos pelos portugueses. Segundo a tradição, foi mandado construir em 1646 pelo licenciado Pedro Cardoso de Seixas, Abade da freguesia. Este foi pouco tempo depois derrubado pelo próprio Alcaide que, teria feito explodir o mesmo, por contrato com o inimigo. Talvez por tal facto, o seu nome fosse sepultado com ele não tendo chegado até nós.
O seu interior serviu de cemitério e nele se encontram sepultados alguns dos grandes defensores desta terra.
O seu nome, Atalaia, viria dar o nome ao povoado de hoje. A essa fortaleza estava ligada a grande muralha que rodeava a povoação, hoje destruída e só de onde em onde, com uma observação muito atenta, podemos encontrar os seus vestígios.

Fotos  - ano 2011